Consulta

Pesquisa de Opinião
Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do Projeto Brasília 2060, quer saber sua opinião sobre o transporte que você usa em Brasília.

Por favor, preencha os dados abaixo para nos ajudar a analisar as informações do seu perfil:


Feminino
Masculino

Até 19 anos
20 a 30
31 a 40
41 a 59
Acima de 60 anos

Fundamental
Médio
Superior
Prefiro não responder

Empregado
Autônomo
Desempregado
Aposentado
Estudante

Águas Claras
Brazlândia
Candangolândia
Ceilândia
Cruzeiro
Fercal
Gama
Guará
Itapoã
Jardim Botânico
Lago Norte
Lago Sul
Núcleo Bandeirante
Paranoá
Park Way
Planaltina
Plano Piloto
Recanto das Emas
Riacho Fundo
Riacho Fundo II
SAI
Samambaia
Santa Maria
São Sebastião
SCIA (Cidade Estrutural e Cidade do Automóvel)
Sobradinho
Sobradinho II
Sudoeste/Octogonal
Taguatinga
Varjão
Vicente Pires
Outro local no DF:
Cidade do entorno:
1. Automóvel
2. Bicicleta
3. Deslocamento a pé
4. Metrô
5. Motocicleta
6. Ônibus

1. Automóvel

Automóvel próprio
Táxi
Transporte por aplicativo
Carona
Sim, porque diminuiria a quantidade de carros em circulação e melhoraria o trânsito
Sim, porque diminuiria os gastos com combustível
Sim, por outro motivo:
Não, porque não acho que seria seguro
Não, porque acho que atrapalha a liberdade de horário de todos
Não, por outro motivo:
Implantar transportes solidários
Cobrar pelo uso dos estacionamentos públicos
Construir edifícios-garagem com parceria público/privada
Restringir a circulação de veículos automotores em determinadas áreas
Promover campanhas de estímulo ao uso de bicicleta
Reduzir impostos para aquisição de bicicletas
Reduzir impostos para aquisição de motocicletas
Outra opção:

2. Bicicleta


Para ir à escola, faculdade ou universidade
Para me divertir
Para ir ao trabalho
Como ferramenta de trabalho

Própria
Compartilhada

Até 5 km
6 a 15
Acima de 15 km

(Entre automóvel e bicicleta)
Totalmente satisfeito
Bastante satisfeito
Satisfeito
Pouco satisfeito
Insatisfeito
(Entre bicicleta e pedestre)
Totalmente satisfeito
Bastante satisfeito
Satisfeito
Pouco satisfeito
Insatisfeito

Vias de alta velocidade
Ausência de ciclovias
Poucos semáforos
Escassez de pontos de travessia
Baixa qualidade das ciclovias
Falta de conexão entre ciclovias
Poucos estacionamentos para bicicletas
Insegurança (ex.: medo de assalto)
Outras dificuldades:

Fazer a integração da rede cicloviária aos terminais e estações do transporte público
Instalar suportes para prender a bicicletas no vagão do metrô que é destinado para esse fim
Aumentar a iluminação das ciclovias e ciclofaixas
Aumentar a segurança e fiscalização das ciclovias e ciclofaixas

3. Deslocamento a pé


Poucas calçadas
Caminhos esburacados
Falta de continuidade das calçadas
Falta de sombreamento
Faixas de pedestres distante das paradas de ônibus
Passarelas suspensas distantes das paradas de ônibus
Passarelas sem manutenção e sem segurança
Passagens subterrâneas sem iluminação e sem segurança
Faixas de pedestres sem fiscalização

4. Transporte coletivo - Metrô


Dinheiro
Vale-transporte (Integração Recarregável)
Passe/Cartão Estudantil
Gratuidade (Mais de 65 anos)
Outro tipo de gratuidade (carteiro, policial, etc.)

Linha Verde (Ceilândia - Concessionárias)
Linha Laranja (Samambaia - Taguatinga Sul)
Estações DF (Águas Claras - Central)

Somente ida
Somente volta
Ambos

Linha Verde
Linha Laranja
Estações DF

Horário de pico

Ótimo
Muito bom
Bom
Ruim

Em outros horários

Ótimo
Muito bom
Bom
Ruim

Catraca trava com frequência
Poucas catracas
Filas longas
Sistema lento
Tarifa alta
Sistema de bilhetagem ineficiente
Mau atendimento
Poucas catracas para o passe estudantil
Sistema de recarga ineficiente
Poucos atendentes/Faltam funcionários
Falta de catraca para bicicletas
Tecnologia ultrapassada
Avisos sonoros das estações são ruins/Não consegue ouvir com clareza
Avisos sonoros dos trens são ruins / Não consegue ouvir com clareza
Horário muito limitado aos domingos e feriados
Superlotação nos horários de pico
Sistema de segurança fraco
Falta de banheiros nas estações

Ampliação dos locais de venda de bilhetes
Venda de bilhetes mensais
Descontos nas passagens aos domingos e feriados
Abertura de restaurantes e lojas nas galerias do metrô
Ampliação do horário de funcionamento aos domingos e feriados
Construção de novas estações no DF e nas satélites
Instalação de ar-condicionado nos trens
Tarifa diferenciada por trecho e horário
Expansão do metrô para outras cidades satélites
Diminuição do intervalo entre trens
Aumento do número de guichês para atendimento nas bilheterias
Ampliação do horário de funcionamento de segunda a sexta
Terminais de autoatendimento para recarga de cartões
Instalação de bicicletários em todas as estações
Outras opções, mencionar:

5. Motocicleta


Para ir à escola, faculdade ou universidade
Para me divertir
Para ir ao trabalho
Como ferramenta de trabalho (motoboy, mototaxi, etc)

Economia de combustível e manutenção
Economia de tempo
Redução de estresse
Outro:

Aumento do número de vagas reservadas a motocicletas em estacionamentos públicos
Campanhas de conscientização sobre normas de segurança para motociclistas, motoristas e pedestres
Instalação de mais câmeras de segurança em locais de trânsito intenso, para melhor fiscalização de contravenções
Implantação de um maior número de “bolsões” para motociclistas nos semáforos
Aumento da oferta de cursos de aperfeiçoamento de pilotagem
Promoção de campanhas de conscientização de motoristas sobre prevenção de acidentes envolvendo motocicletas
Revisão das medidas de segurança física nas vias, por exemplo, tartarugas, guard-rails, buracos e bocas de lobo
Divulgação, em redes sociais, da legislação específica sobre segurança do motociclista

6. Transporte coletivo - Ônibus


Dinheiro
Vale-transporte (Integração Recarregável)
Passe/Cartão Estudantil
Gratuidade (Mais de 65 anos)
Outro tipo de gratuidade (carteiro, policial, etc.)

Ótima Muito boa Boa Ruim Muito ruim

Ótima Muito boa Boa Ruim Muito ruim

Ótima Muito boa Boa Ruim Muito ruim

Ótima Muito boa Boa Ruim Muito ruim

Atenção e respeito com pessoas com necessidades especiais
Forma como o motorista dirige
Respeito em relação à velocidade
Educação e respeito do motorista
Respeito do motorista ao pedido de parada
Tempo para embarque e desembarque nos ônibus
Tempo de atendimento do cobrador
Educação e respeito do cobrador

Sim
Não

Sim
Não

Passagens muito caras
Redução da frequência dos ônibus em períodos de férias
Falta de investimento em novos ônibus
Más condições de conservação dos veículos (constantes quebras)
Paradas de ônibus desconfortáveis, muitas vezes sem abrigo
Falta de iluminação e segurança nas paradas
Pouca fiscalização das faixas exclusivas
Poluição do ar e sonora
Falta de integração do transporte do DF com as cidades do entorno
Pouca fiscalização do uso dos passes livres e integração

Ampliação dos locais de recarga de bilhetes
Venda de recargas mensais com desconto
Descontos nas passagens aos domingos e feriados
Manutenção permanente das paradas de ônibus
Manutenção permanente dos ônibus (ônibus novo e seguro)
Instalação de câmeras de segurança em ônibus e terminais
Aumento da presença de policiais nos terminais
Melhoria dos sistema de informações ao usuário
Melhorar a pontualidade dos ônibus
Tempo total da viagem
Conforto dentro dos ônibus
Limpeza dentro dos onibus
Garantia de acesso a pessoas com deficiência (acessibilidade)
Acessibilidade nos terminais
Acessibilidade nas paradas de ônibus

Pesquisa de opinião Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Brasília

O IBICT agradece sua colaboração!!!
Para o bem da mobilidade urbana, agradeceríamos se você pudesse divulgar esta pesquisa em suas mídias sociais para que alcancemos o maior número possível de pessoas.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Projeto Brasília 2060.


Muito obrigado pela sua participação!
Ops... Algum erro aconteceu.